Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Já há acordo entre Turquia e Rússia para a data do cessar fogo na Síria

Se o plano for cumprido a Síria pode entrar no novo ano com paz

Já há acordo entre Turquia e Rússia para a data do cessar fogo na Síria
Notícias ao Minuto

11:38 - 29/12/16 por Carolina Rico

Mundo Conflito

A Turquia e a Rússia vão implementar um cessar-fogo em todo o território sírio a partir da meia noite de dia 30, avança a Reuters.

Esta quarta-feira, a agência turca Analu anunciou que os dois países acordaram um acordo de cessar-fogo com Damasco e oposicionistas, mas ainda não havia data para o seu início.

Esta trégua não se aplica, contudo, a dois grupos jihadistas: o autoproclamado Estado Islâmico e o Jabhat Fateh al-Sham, antiga Frente Al-Nosra, que continuarão a ser alvo de ataques, escreve a BBC.

"Foram assinados três documentos; o primeiro é um documento entre o Governo da Síria e a oposição armada para um cessar-fogo no território da Síria", disse Putin durante um encontro com os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros.

"O segundo documento é um conjunto de medidas para verificar o cessar-fogo, e o terceiro documento é um anúncio da disposição das partes para começarem as conversações de paz", acrescentou o líder russo.

Caso a trégua seja respeitada, o regime de Bashar Al-Assad compromete-se a iniciar negociações com a oposição em Astana, no Cazaquistão, sob a mediação da Rússia e da Turquia.

Segundo o acordo, as negociações contam com a presença de todas as forças da oposição a Damasco, exceto os grupos considerados terroristas.

Neste sentido, as organizações políticas curdas: PYD, Partido da União Democrática e as Unidades de Proteção do Povo, que combatem os extremistas do Estado Islâmico, no norte da Síria, podem ser excluídos das negociações por serem apontados como terroristas pelo governo de Ancara.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório