Já há acordo entre Turquia e Rússia para a data do cessar fogo na Síria

Se o plano for cumprido a Síria pode entrar no novo ano com paz

Rebeldes recusam retirar de Alepo

© Reuters

Carolina Rico
29/12/2016 11:38 ‧ 29/12/2016 por Carolina Rico

Mundo

Conflito

A Turquia e a Rússia vão implementar um cessar-fogo em todo o território sírio a partir da meia noite de dia 30, avança a Reuters.

Esta quarta-feira, a agência turca Analu anunciou que os dois países acordaram um acordo de cessar-fogo com Damasco e oposicionistas, mas ainda não havia data para o seu início.

Esta trégua não se aplica, contudo, a dois grupos jihadistas: o autoproclamado Estado Islâmico e o Jabhat Fateh al-Sham, antiga Frente Al-Nosra, que continuarão a ser alvo de ataques, escreve a BBC.

"Foram assinados três documentos; o primeiro é um documento entre o Governo da Síria e a oposição armada para um cessar-fogo no território da Síria", disse Putin durante um encontro com os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros.

"O segundo documento é um conjunto de medidas para verificar o cessar-fogo, e o terceiro documento é um anúncio da disposição das partes para começarem as conversações de paz", acrescentou o líder russo.

Caso a trégua seja respeitada, o regime de Bashar Al-Assad compromete-se a iniciar negociações com a oposição em Astana, no Cazaquistão, sob a mediação da Rússia e da Turquia.

Segundo o acordo, as negociações contam com a presença de todas as forças da oposição a Damasco, exceto os grupos considerados terroristas.

Neste sentido, as organizações políticas curdas: PYD, Partido da União Democrática e as Unidades de Proteção do Povo, que combatem os extremistas do Estado Islâmico, no norte da Síria, podem ser excluídos das negociações por serem apontados como terroristas pelo governo de Ancara.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas