Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Tufão Nock-Ten mata quatro pessoas e destrói casas nas Filipinas

O tufão Nock-Tem, que atingiu as Filipinas no dia de Natal, causou pelo menos quatro mortos e destruiu várias casas, chegando hoje à capital, Manila, ligeiramente enfraquecido.

Tufão Nock-Ten mata quatro pessoas e destrói casas nas Filipinas
Notícias ao Minuto

07:34 - 26/12/16 por Lusa

Mundo Tempestade

O Nock-Ten causou cortes de eletricidade em cinco províncias em plena celebração natalícia e obrigou ao deslocamento de dezenas de milhares de pessoas no país católico.

Um camponês morreu ao ser atingido por uma árvore que caiu na província de Quezon, e outras três pessoas, incluindo um casal que foi levado por uma enxurrada de água, morreram na província de Albay, a sudeste de Manila, depois de o tufão tocar terra na província de Casiguran no domingo à noite, segundo a polícia.

O tufão, localmente conhecido como Nina, deslocou-se depois para zonas montanhosas e províncias insulares, danificando casas, arrancando árvores e deitando a baixo postes de eletricidade e telefone.

Apesar de ter enfraquecido ligeiramente, o tufão ainda regista ventos de 130 quilómetros por hora e rajadas de 215.

A tempestade é uma das mais fortes a atingir o país desde o tufão Haiyan, que deixou mortas ou desaparecidas mais de 7.300 pessoas, e fez com que cinco milhões ficassem sem casa em 2014.

Em Albay mais de 150 mil pessoas foram deslocadas e foi declarado estado de calamidade no domingo, de modo a desbloquear fundos de emergência.

Cerca de 20 tufões e tempestades atingem anualmente as Filipinas. Nos últimos 65 anos, sete tufões atingiram o país no dia de Natal, de acordo com a agência meteorológica estatal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório