Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Berlim: Perigo "imediato" afastado, ameaça terrorista continua

A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou hoje que o perigo "imediato" foi afastado, após a morte do presumível autor do atentado de Berlim, abatido em Milão, mas que a ameaça terrorista continua presente.

Berlim: Perigo "imediato" afastado, ameaça terrorista continua
Notícias ao Minuto

15:14 - 23/12/16 por Lusa

Mundo Angela Merkel

"Podemos estar aliviados pelo facto de o perigo imediato ter sido afastado", mas "o perigo terrorista no seu conjunto continua presente, como há vários anos", declarou Merkel à imprensa em Berlim.

O tunisino Anis Amri, que terá conduzido o camião que na segunda-feira abalroou um mercado de Natal em Berlim, matando 12 pessoas e ferindo 48, foi abatido numa troca de tiros com a polícia italiana durante um controlo policial.

O grupo extremista Estado Islâmico já anunciou que o homem abatido hoje pela polícia italiana em Milão foi o autor do ataque mortífero ao mercado de Natal no centro de Berlim.

Merkel também expressou profundo agradecimento às autoridades italianas e em particular aos dois polícias que confrontaram o tunisino.

A chanceler disse ainda ter ordenado uma investigação abrangente ao caso de Anis Amri, que as autoridades alemãs seguiram durante meses este ano por suspeita de planear um ataque.

"A nossa democracia, o nosso Estado de direito, os nossos valores e a nossa humanidade" são as alternativas ao "mundo cheio de ódio do terrorismo" e vão prevalecer, disse Merkel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório