Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Presidente polaco reúne-se com oposição ao terceiro dia de protestos

O Presidente polaco reuniu-se hoje separadamente com os vários líderes da oposição, para tentar encontrar uma política para a crise política que fez sair a população à rua pelo terceiro dia consecutivo.

Presidente polaco reúne-se com oposição ao terceiro dia de protestos
Notícias ao Minuto

17:17 - 18/12/16 por Lusa

Mundo Andrzej Duda

A tensão política na Polónia entre o partido conservador da Lei e da Justiça, no poder, e a oposição pró-europeia ganhou um alento reforçado com os planos do Governo restringir o acesso dos jornalistas ao Parlamento, na que é apenas a última frente de batalha aberta.

O conflito tem vindo a crescer desde o ano passado, depois de o partido conservador ter assumido o poder e começado a introduzir uma séria de alterações legislativas em diversas áreas, a começar pelo próprio setor legislativo, mas passando ainda pela educação ou os media.

As iniciativas do Governo para ganhar influência sobre o Tribunal Constitucional também suscitaram as críticas por parte de vários parceiros europeus na União Europeia, que vêm a alertar para os atentados à democracia no país.

Hoje, vários milhares de habitantes de Varsóvia juntaram-se em frente ao tribunal para agradecer ao seu juiz-presidente, Andrzej Rzeplinski, por se ter oposto a alterações que, na opinião da oposição, são ilegais.

Em contrapartida, os apoiantes do Governo, empunhando bandeiras brancas e vermelhas, concentraram-se em frente ao palácio presidencial para mostrar o apoio à atual política e condicionar através da manifestação uma eventual decisão que o atual chefe de Estado, Andrzej Duda, venha a tomar.

Duda, alinhado com o partido no poder, tem manifestado a sua preocupação com a crise e mantido abertos os canais de conversação com os líderes da oposição.

O Presidente deverá encontrar-se esta segunda-feira com Jaroslaw Kaczynski, o poderoso líder do Partido da Lei e da Justiça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório