Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Síria: Estado Islâmico lança nova ofensiva contra Palmira

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) lançou hoje um novo ataque sobre a vila antiga de Palmira, após se retirar na noite de sábado devido a violentos bombardeamentos da aviação russa, declarou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Síria: Estado Islâmico lança nova ofensiva contra Palmira
Notícias ao Minuto

12:37 - 11/12/16 por Lusa

Mundo Terrorismo

Os 'jihadistas' "retomaram a cidadela e um bairro ao norte da cidade", declarou o diretor da OSDH, Rami Abdel Rahmane, à agência de notícias francesa France Presse.

O grupo Estado Islâmico tomou a cidade a 23 de maio de 2015 e içou a sua bandeira, sendo depois expulsos a 25 de março deste ano. Na quinta-feira, lançou uma nova ofensiva sobre a cidade, classificada como património mundial da humanidade.

Os 'jihadistas' estão a mostrar grande mobilidade, que os torna capazes de lançar ataques e de se retirarem rapidamente, especialmente em áreas desérticas, como a região de Palmira.

Assim, durante a noite de sábado, "violentos ataques da aviação russa fizeram com que se retirassem, algumas horas depois de terem entrado em Palmira", segundo Abdel Rahmane.

Segundo o responsável do OSDH, o regime sírio também enviou reforços durante a noite para esta cidade no centro do país.

A Rússia é um aliado do regime de Damasco, que apoia militarmente desde setembro de 2015. O ministro da Defesa russo disse hoje que os aviões russos fizeram 64 ataques durante a noite "contra as posições, de comboios e de reagrupamentos", de membros do EI.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório