Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Turquia decreta um dia de luto nacional por duplo atentado em Istambul

A Turquia declarou este domingo dia de luto nacional depois do duplo atentado em Istambul no sábado à noite, que matou 29 pessoas, quase todos polícias, e feriu 166, noticiou hoje a agência Anadolu.

Turquia decreta um dia de luto nacional por duplo atentado em Istambul
Notícias ao Minuto

07:34 - 11/12/16 por Lusa

Mundo Ataque

O primeiro-ministro, Binali Yildirim, ordenou também que as bandeiras permaneçam a meia-haste.

Segundo o ministro do Interior, Süleyman Soylu, 27 dos mortos nos atentados eram polícias e dez pessoas foram detidas por suspeita de ligação a estes ataques.

Os atentados não foram ainda reivindicados.

A primeira explosão ocorreu junto ao estádio do clube de futebol Besiktas, com recurso a um carro armadilhado, e a segunda, provocada por um bombista-suicida, deu-se num parque próximo do estádio.

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, considerou, num comunicado, que por terem acontecido pouco depois do fim do jogo entre o Besiktas e o Bursaspor, as explosões tinham como objetivo atingir o maior número de vítimas possível.

O Presidente da Turquia defendeu que "o nome ou o método da organização terrorista que perpetrou o ataque" não interessa.

"Ninguém deve duvidar de que vamos derrotar o terrorismo, os grupos terroristas, os terroristas e, claro, as forças por trás deles, com a ajuda de Deus", afirmou.

Segundo as autoridades turcas, o carro, "cheio de explosivos", foi detonado no local onde estava a polícia de intervenção, já depois de os adeptos terem dispersado, no fim do jogo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório