Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Presidente turco diz que atentado em Istambul provocou vários mortos

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou que um dos dois atentados de hoje em Istambul matou vários polícias.

Presidente turco diz que atentado em Istambul provocou vários mortos
Notícias ao Minuto

23:35 - 10/12/16 por Lusa

Mundo Tayyip Erdogan

"Infelizmente há mártires (mortos) e feridos" disse Erdogan num comunicado, sem avançar detalhes sobre o número de vítimas provocado pela explosão de um carro armadilhado junto ao estádio do clube de futebol Besiktas.

"Um ato de terrorismo teve como alvo as nossas forças de segurança e os cidadãos da zona de Besiktas", afirmou o Presidente da Turquia. Besiktas é também o nome do bairro do estádio do clube de futebol.

Erdogan considerou que o facto de as explosões acontecerem pouco depois do fim do jogo entre o Besiktas e o Bursaspor tinha como objetivo atingir o maior número de vítimas possível.

"Testemunhámos uma vez mais, aqui em Istambul, a face negra do terrorismo, que atropela qualquer forma de valores e morais", disse.

O Presidente da Turquia defendeu ainda que "o nome ou o método da organização terrorista que perpetrou o ataque" não interessa.

"Ninguém deve duvidar de que vamos derrotar o terrorismo, os grupos terroristas, os terroristas e, claro, as forças por trás deles, com a ajuda de Deus", afirmou.

Informação divulgada anteriormente pelo ministério do Interior turco coloca o balanço oficial dos dois atentados em 20 feridos, enquanto media turcos referem a existência de pelo menos 70 feridos.

Um carro armadilhado explodiu nas imediações do estádio do Besiktas pelas 22:30 (19:30 em Lisboa), uma hora depois de um jogo de futebol do Besiktas contra o Bursaspor.

"Cerca de 20 pessoas estão feridas. Os feridos são polícias", afirmou o ministro da Administração Interna da Turquia, Suleyman Soylu.

O responsável acrescentou que o carro, "cheio de explosivos", foi detonado "onde a polícia de intervenção estava localizada", depois de os adeptos terem dispersado após o jogo.

Suleyman Soylu confirmou depois informações sobre uma segunda explosão, indicando que foi provocada por um bombista-suicida, no parque Maçka, nas proximidades do estádio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório