Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Polícia alemã deteve suspeito de atentado contra mesquita em setembro

A polícia e o Ministério Público anunciaram hoje a detenção, na quinta-feira, do presumível autor dos atentados à bomba ocorridos em setembro passado contra uma mesquita e o Centro Internacional de Congressos de Dresden, este da Alemanha.

Polícia alemã deteve suspeito de atentado contra mesquita em setembro
Notícias ao Minuto

11:30 - 09/12/16 por Lusa

Mundo Terrorismo

O Centro Operativo de Defesa da polícia da cidade de Leipzig e o Ministério Público de Dresden informaram ter sido encontrado ADN do suspeito de 29 anos quando estava a ser feito o registo de objetos para fabricação de artefactos explosivos.

"As amostras de ADN encontradas em diferentes objetos correspondem ao ADN do acusado", precisaram.

Segundo o jornal alemão "The Bild", o suspeito foi visto num comício de PEGIDA no verão, no qual foi apresentada uma carta aberta contra a chanceler alemã, Angela Merkel, e "estrangeiros criminosos".

Os atentados foram levados a cabo com um intervalo de menos de meia hora na noite de 26 de setembro na capital do estado federado de Saxónia, a poucos dias do Dia da Unidade Alemã, que se celebra a 03 de outubro.

A primeira explosão ocorreu na mesquita "Fatih Camii" da comunidade turco-islâmica de Dresden quando no seu interior se encontravam o íman Hamza Turan, de 46 anos, a sua esposa e os seus filhos de 06 e 10 anos, que não ficaram feridos.

Menos de meia hora mais tarde explodiu um artefacto no terraço do Centro Internacional de Congressos de Dresden.

Uma câmara de vigilância captou as imagens de um homem com um capacete, casaco azul e calças de ganga escuras, junto à mesquita, o que permitiu, segundo o jornal Bild, identificar o suspeito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório