Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Chefe do Executivo de Hong Kong anuncia que não se recandidata em 2017

O líder do Governo de Hong Kong, Leung Chun-ying, anunciou hoje que não se vai recandidatar a um segundo mandato nas eleições de 2017 invocando razões familiares.

Chefe do Executivo de Hong Kong anuncia que não se recandidata em 2017
Notícias ao Minuto

09:33 - 09/12/16 por Lusa

Mundo Leung Chun-ying

"Se me candidatar a minha família sofrerá um stress intolerável (...). Tenho de os proteger", disse, numa conferência de imprensa convocada para fazer este anúncio inesperado.

Leung garantiu que a decisão não se deve a retirada de apoio por parte de Pequim.

"[Pequim] sempre me apoiou e disse que fiz um bom trabalho", garantiu o chefe do Executivo de Hong Kong, que deixou de ser uma colónia do Reino Unido em 1997, ano que passou a ser uma Região Administrativa Especial da China.

Ao abrigo desse estatuto, Hong Kong, tal como Macau, é governada sob o princípio "um país, dois sistemas", havendo nas duas cidades liberdades que não existem no resto da China.

O mandato de cinco anos de Leung termina em junho de 2017 e coincidiu com grandes protestos pró-democracia como os que pararam o centro da cidade durante mais de dois meses no final de 2014 ou o nascimento e crescimento de movimentos "localistas" e independentistas, anti-Pequim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório