Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Trégua na Sìria pode ser o momento para retomar negociações de paz

As Nações Unidas consideram que o anúncio pela Rússia de suspensão dos ataques a Alepo pode ser o "momento certo" para reiniciar as negociações para um acordo de paz, disse hoje o enviado para a Síria.

Trégua na Sìria pode ser o momento para retomar negociações de paz
Notícias ao Minuto

23:55 - 08/12/16 por Lusa

Mundo ONU

Staffan de Mistura disse hoje estar otimista em relação à reunião marcada para sábado em Genebra entre os EUA e a Rússia para discutir a retirada de todos os combatentes da oposição da cidade e a evacuação dos civis da cidade sitiada.

"Talvez tenha chegado o momento para olharmos seriamente para a possibilidade de voltarmos às negociações políticas, porque há uma consciência de que a vitória militar não significa a paz", disse Staffan de Mistura, após uma reunião do Conselho de Segurança da das Nações Unidas sobre a Síria.

O responsável disse ter esperança que a trégua agora anunciada permita que cerca de 8.000 civis presos na cidade de Alepo tenham a possibilidade de sair, acrescentando que mais de 30.000 pessoas já abandonaram a cidade sitiada.

Mas civis e combatentes da oposição dizem que os ataques à cidade de Alepo prosseguem, apesar de a Rússia ter anunciado que as forças do regime sírio cessaram os bombardeamentos.

"Posso dizer-vos que hoje as operações de combate do exército sírio foram interrompidas no leste de Alepo porque há uma grande operação em curso para retirar civis", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov à imprensa russa em Hamburgo (Alemanha).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório