“Números Um Internacionais – Porque Todos os Países são Bons em Alguma Coisa”. É assim que o site ‘Information is Beautiful’ nomeia o mapa mundo onde destaca, todos os anos, a melhor qualidade de todos os países.
O mapa em si não é muito fácil de ler, principalmente por estar em inglês e conter muita informação, mas há pormenores que se destacam.
Comecemos por Portugal. Aquilo que é identificado como a especialidade portuguesa é… a cortiça. Segundo o mapa, os lusos têm a melhor cortiça. Os nossos vizinhos espanhóis são os melhores na tolerância para com a comunidade LGBT.
Passando para outros países: a Suécia é a melhor a fazer música pop, a Argentina tem a melhor carne de cavalo, a Indonésia tem os melhores cocos, o Egito tem as mulheres com mais peso, o Panamá tem as melhores reformas, o México é o melhor a fazer limões e o Paquistão – surpreendentemente – tem a melhor pornografia homossexual.
Nem tudo são coisas boas, claro. Passando para a lista das coisas mais negativas, os EUA são os maiores emissores de spam via email, a Turquia é a melhor a censurar o Twitter, o Sudão é onde há mais trabalho escravo infantil, a Namíbia é onde há mais acidentes de viação, o Togo é a capital da infelicidade e a Suazilândia é onde há mais Sida. E isto são apenas exemplos.
Pode ver o mapa na sua totalidade aqui.