A aeronave militar do tipo O KC-135 Stratotanker, que transportaria várias dezenas de toneladas de combustível, caiu numa zona montanhoso a cerca de cinquenta quilómetros ao oeste da capital do Quirguistão, Bishkek, precisaram fontes oficiais da base norte-americana de onde descolara o avião, citadas pela agência francesa AFP.
A base está sob o comando militar dos Estados Unidos e é utilizada para o transporte de tropas rumo ao Afeganistão, voos de repatriamento e de abastecimento.
As causas do acidente ainda estão a ser investigadas pelas autoridades dos EUA, não havendo também informações sobre o destino dos três tripulantes, todos eles de nacionalidade norte-americana, precisaram as mesas fontes.
A queda da aeronave foi também confirmado pelo Ministério da Emergência do Quirguistão, referem fontes citadas pela AFP, que descrevem um incêndio do aparelho após a queda numa zona desabitada.
Há relatos contraditórios e ainda não confirmados pelas autoridades norte-americanas, segundo os quais pelo menos um dos tripulantes se terá conseguido ejectar.
O acidente acontece menos de uma semana depois de uma aeronave militar de carga dos Estados Unidos se ter desempenhado imediatamente depois de ter descolado da base militar norte-americana de Bagram, no Afeganistão, provocando a morte aos sete tripulantes.
A base militar de onde descolara o avião que hoje se despenhou, situada ao lado do aeroporto internacional de Manas, nas proximidades da capital do Quirguistão, tem sido alvo de disputa entre Washington e Bishkek devido à utilização das instalações para a retirada de soldados norte-americanos do Afeganistão.