Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Regime só admite trégua em Alepo que implique retirada dos rebeldes

O regime sírio afirmou hoje que só aceitará uma trégua em Alepo que inclua a retirada total dos grupos rebeldes dos bairros da zona oriental que ainda controlam, segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros sírio.

Regime só admite trégua em Alepo que implique retirada dos rebeldes
Notícias ao Minuto

13:45 - 06/12/16 por Lusa

Mundo Síria

"A Síria não deixará que os seus cidadãos do leste de Alepo sejam reféns dos terroristas e envidará todos os esforços para os libertar", afirma o comunicado, citado pela agência oficial SANA.

"Rejeita por isso qualquer tentativa de qualquer parte para um cessar-fogo no leste de Alepo que não inclua a saída de todos os terroristas".

Desde que lançaram a ofensiva para recuperar a zona leste da cidade de Alepo, há três semanas, as forças do regime conseguiram tomar cerca de dois terços da zona anteriormente controlada pelos rebeldes.

O comunicado hoje divulgado afirma que o governo sírio "apreciou" o veto da Rússia e da China a um projeto de resolução votado na segunda-feira no Conselho de Segurança da ONU e que pedia uma trégua de sete dias na cidade cercada.

Uma tal trégua, considerou, "daria aos terroristas a oportunidade de se reagruparem e cometerem os seus crimes outra vez".

O texto refere-se aos bombardeamentos dos rebeldes contra a zona ocidental de Alepo, controlada pelo governo, que nas últimas três semanas mataram 81 civis, segundo o Observatório Sírio dos Direito Humanos.

A ofensiva das forças do regime na zona oriental de Alepo fez 341 vítimas mortais entre a população civil na última semana, segundo a mesma fonte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório