Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Trump "pode fazer muito barulho" mas terá de respeitar regras

Um jornal do Partido Comunista Chinês (PCC) disse hoje que o Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, "pode fazer muito barulho", mas que isso "não o isenta das regras do relacionamento entre grandes potências".

Trump "pode fazer muito barulho" mas terá de respeitar regras
Notícias ao Minuto

06:52 - 06/12/16 por Lusa

Mundo Partidos

"Ele não tem recursos suficientes para lidar de forma irresponsável com a China", defende o Global Times, jornal de língua inglesa do grupo do Diário do Povo, o órgão central do PCC.

Em editorial, o jornal lembra que a China é a maior potência comercial e segunda maior economia mundial, e um poder nuclear, afirmando que, por isso, as palavras de Trump "não se podem converter em ações".

"Os comentários imprudentes de Trump sobre uma grande potência ilustram a sua falta de experiência em diplomacia. Talvez ele esteja a sobrestimar o poder dos EUA", aponta.

Na sexta-feira, a Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, conversou por telefone com Trump, no primeiro contacto formal de alto nível entre os EUA e Taiwan, em quase 40 anos.

O gesto levou Pequim, que considera a ilha de Taiwan parte do seu território, contra as aspirações independentistas de Taipé, a apresentar um protesto formal a Washington, enquanto a imprensa chinesa acusou Trump de "ignorância" e "inexperiência".

Na rede social Twitter, o magnata reagiu assim: "A China perguntou-nos se era bom desvalorizar a sua moeda (prejudicando a competitividade das nossas empresas), taxar fortemente os nossos produtos que entram no seu país (os Estados Unidos não os taxam) ou construir um enorme complexo militar no meio do Mar do Sul da China? Não me parece!".

Para o Global Times, os ataques de Donald Trump no Twitter "são apenas um disfarce para a sua real intenção, que é tratar a China como um cordeiro gordo, e cortar um pouco da sua carne".

"Trump quer reanimar a economia dos EUA, mas sabe que o seu país não é tão competitivo como costumava ser", conclui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório