Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Decisão do Supremo Tribunal foi contra o Senado, diz Renan Calheiros

Renan Calheiros, hoje afastado do cargo de presidente do Senado brasileiro, numa decisão provisória de um juiz do Supremo Tribunal Federal (STF), falou numa decisão tomada "monocraticamente", "contra o Senado Federal".

Decisão do Supremo Tribunal foi contra o Senado, diz Renan Calheiros
Notícias ao Minuto

23:59 - 05/12/16 por Lusa

Mundo Brasil

O juiz Marco Aurélio Mello tomou a decisão em resposta a uma ação do partido Rede Sustentabilidade, entendendo que, como Renan Calheiros foi constituído arguido na semana passada, não pode continuar num cargo da linha sucessória da Presidência da República.

Em novembro, o plenário do STF começou a julgar uma ação apresentada pelo mesmo partido, sobre um arguido poder estar na linha sucessória (vice-presidente, presidente da Câmara dos Deputados e presidente do Senado), mas o julgamento foi suspenso, porque um juiz pediu mais tempo para analisar o caso.

Na altura, porém, já tinha sido conseguida uma maioria, dado que seis dos onze juízes tinham considerado que um parlamentar que é alvo de ação penal, não pode estar na linha sucessória.

Na decisão de hoje, Marco Aurélio Mello considerou que Renan Calheiros mantém o lugar de senador: "mesmo diante da maioria absoluta já formada na arguição de descumprimento de preceito fundamental e réu, o senador continua na cadeira de presidente do Senado, ensejando manifestações de toda a ordem, a comprometerem a segurança jurídica".

A decisão provisória, que se refere apenas ao cargo de presidente da câmara alta do Congresso e não ao de senador, ainda deve ser confirmada ou rejeitada pelos onze juízes do STF, em plenário.

Em nota, a assessoria de Renan Calheiros informou que o político "só irá manifestar-se após conhecer oficialmente o inteiro teor da liminar [decisão provisória] concedida monocraticamente por ministro [juiz]" e que "consultará seus advogados, acerca das medidas adequadas em face da decisão contra o Senado Federal".

"O senador Renan Calheiros lembra que o Senado nunca foi ouvido na ação de descumprimento de preceito fundamental e o julgamento não se concluiu", acrescentou.

O STF decidiu, na quinta-feira, levar Renan Calheiros ao banco dos réus, por acusação de desvio de dinheiro público.

O senador, um homem próximo do Presidente brasileiro, Michel Temer, é ainda alvo de outras onze investigações no STF, sendo a maior parte delas relativas à Operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção na estatal Petrobras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório