Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Bertolucci esclarece polémica: Atriz só não sabia do uso de manteiga

Realizador italiano considera toda polémica em torno do filme 'O Último Tango em Paris' como "um mal entendido ridículo".

Bertolucci esclarece polémica: Atriz só não sabia do uso de manteiga
Notícias ao Minuto

23:49 - 05/12/16 por João Oliveira

Mundo Realizador

No final da passada semana, ficou instalada a polémica e alegações de sexismo após as declarações de Bernando Bertolucci sobre o seu filme ‘O Último Tango em Paris’, onde a personagem feminina é violada com recurso a manteiga, que servia como lubrificante.

Nessa entrevista, o realizador disse que Maria Schneider desconhecia essa cena e rapidamente foi alvo de insultos por vários protagonistas do grande ecrã, que condenaram esse abuso autoritário tanto de Bertolucci como de Marlon Brando, o ator do mesmo filme.

Agora, em declarações à Variety, o diretor vem esclarecer aquilo que classifica como “um mal entendido ridículo”, sublinhando que a única coisa que Schneider desconhecia era o uso de manteiga como lubrificante, estando no entanto inteiramente ciente da existência da cena de violação, que vinha descrita no guião de ‘O Último Tango em Paris’.

“Eu especifiquei, mas talvez não tenha sido suficientemente claro, que decidi, juntamente com Marlon Brando, em não informar a Maria que iríamos usar manteiga. Nós queríamos a sua reação espontânea para o uso impróprio da manteiga. É aí que reside o mal entendido”, esclareceu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório