Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

"Houve turbulência, depois apagaram-se as luzes e caímos"

O voo que transportava a equipa de Chapecoense e cerca de 20 jornalistas caiu e vitimou mortalmente 71 pessoas.

"Houve turbulência, depois apagaram-se as luzes e caímos"
Notícias ao Minuto

13:50 - 05/12/16 por Inês André de Figueiredo

Mundo Sobreviventes

Erwin Tumiri, o comissário de bordo que sobreviveu à queda do avião onde seguia a equipa de Chapecoense, deu uma entrevista ao programa ‘Fantástico’ da TV Globo e esclareceu alguns pormenores sobre o voo e a queda do avião.

“Foi como um pesadelo, nem eu mesmo acreditava”. Foi desta forma que o tripulante descreveu o acidente e a forma como tudo aconteceu.

O comissário conseguiu salvar a sua colega de profissão, Ximena Suarez, e retirá-la do local dos escombros. Contudo, o medo de que o avião explodisse fez com que se afastassem o mais rapidamente possível. Erwin Tumiri ainda tentou ajudar outra pessoa, mas o seu corpo não correspondeu.

“Avisaram que íamos aterrar, uma aterragem normal”, garantiu o comissário de bordo, referindo que ninguém sabia que estavam perante um possível acidente. Nesta senda, Erwin explicou que nunca proferiu declarações sobre a aterragem com os procedimentos de segurança, já que esses não existiram pois não houve avisos prévios.

Ao recordar o momento antes do acidente, Erwin Tumiri revelou que estava a aprender português com o treinador Caio Júnior pouco antes do acidente.

“Estava a falar com o treinador Caio Júnior, que estava a ensinar-me a falar português, quando o comandante disse para apertarmos os cintos. Houve turbulência, mas pensávamos que estava tudo normal, depois apagaram-se as luzes e caímos”, resumiu, relembrando o momento trágico.

O sobrevivente da queda do avião referiu que não tinha informação de que a viagem iria até Medellin, sendo que o previsto no plano de voo seria parar em Cobija. “No momento da descolagem voltei a perguntar ‘Vamos até Cobija, não é?’. ‘Não, vamos diretos a Medellin’, respondeu o comandante”.

O comissário disse ainda que a LaMia é que tinha dados sobre o peso e o combustível correspondente, explicando que apenas faz o abastecimento que é pedido. Neste caso encheu o depósito, o que não chegava para haver uma taxa de segurança até Medellin. “Supus que eles soubessem o que faziam”, frisou.

No fim da entrevista, já sem perguntas, Erwin Tumiri afirma que quer visitar Chapecó quando estiver melhor de saúde, pois sente que deve algo àquelas pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório