Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Renzi demite-se. "A esperança do meu governo acaba aqui"

Primeiro-ministro italiano admitiu a derrota no referendo deste domingo.

Renzi demite-se. 
"A esperança do meu governo acaba aqui"
Notícias ao Minuto

23:27 - 04/12/16 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Itália

Os 51 milhões de eleitores italianos foram hoje chamados às urnas para dizer ‘sim’ ou ‘não’ à reforma constitucional que, entre outras coisas, retira a função legislativa ao senado.

E a resposta foi clara: o ‘não’ recolheu entre 58 a 60% dos votos, o que se traduz numa derrota do primeiro-ministro Matteo Renzi.

O Chefe de Estado dirigiu-se esta noite aos italianos para admitir a derrota no referendo e anunciar a sua demissão.

“Perdi e digo-o com voz alta e com tristeza, porque não sou um robot”, começou por dizer o Chefe de Estado italiano que garantiu ter feito o “possível” para alcançar uma vitória neste referendo que contou com uma afluência às urnas na ordem dos 68,4%.

No comando do governo italiano há quase três anos, Matteo Renzi cumpriu o que havia prometido durante a campanha: demitir-se em caso de derrota.

“A esperança do meu governo em mudar [a política] acaba aqui. Eu queria eliminar as muitas cadeiras do Senado, mas a cadeira que salta é a minha”, frisou.

Aquele que foi o mais novo primeiro-ministro da história governativa italiana voltou a frisar que “é necessário mudar” e que “não é possível continuar a acreditar num sistema que é criticado por todos, mas que ainda assim não muda”.

Perante o cenário que dá 59,5% de votos ao ‘não’ e 40,5% ao ‘sim’ pela mudança constitucional, Matteo Renzi anunciou que vai reunir amanhã o Conselho de Ministros, seguindo depois para o Palácio do Quirinal apresentar a sua demissão ao Presidente Sergio Mattarella.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório