Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Tribunal egípcio declara inconstitucional proibição de manifestações

Um tribunal superior egípcio considerou hoje inconstitucional um artigo da lei que permite ao ministério da Administração Interna proibir manifestações, disse à agência France Presse uma fonte judicial.

Tribunal egípcio declara inconstitucional proibição de manifestações
Notícias ao Minuto

21:17 - 03/12/16 por Lusa

Mundo Justiça

Com este veredito, o Governo egípcio não pode voltar a impedir a realização de uma manifestação "a partir do momento em que tenha sido notificado", explicou à AFP Tarek al Awady, um dos advogados que interpôs o recurso contra a lei.

O Egito tem em vigor, desde 2013, uma lei controversa sobre manifestações, criada poucos meses após a destituição, pelo exército, do Presidente eleito islamita Mohamed Morsi, e antes da eleição de Abdel Fattah al Sisi para a presidência.

Um dos artigos da lei prevê que as manifestações devem ser expressamente autorizadas pelo ministério da Administração Interna e os críticos da lei veem nesta disposição uma forma de interditar os comícios da oposição.

O Tribunal Constitucional Supremo considerou esta norma inconstitucional, indicou à France Presse Tareq Shibel, membro da comissão que estava encarregada de se pronunciar, que recordou que a Constituição garante a liberdade de associação e o direito de se manifestar pacificamente.

Esta lei permitiu a prisão de centenas de pessoas e suscitou críticas internacionais.

O veredito de hoje é uma "vitória parcial" contra o Governo, considerou Tarek al Awady.

"Esperávamos que o tribunal aceitasse o nosso recurso contra dois outros artigos da lei, que poderiam conduzir a um aumento dos jovens detidos", disse.

Após a destituição de Morsi em 2013, os seus apoiantes saíram às ruas mas os manifestantes foram violentamente reprimidos pelo novo poder.

Mil e quatrocentos manifestantes islamitas foram mortos e dezenas de milhares de pessoas detidas.

O Presidente Sisi, que era chefe das forças armadas na altura da destituição de Morsi, é frequentemente acusado pelas organizações de defesa dos direitos humanos de ter instaurado um regime ultra repressivo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório