Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Governo boliviano alerta que EUA podem baixar índice de segurança aérea

O ministro da Defesa boliviano alertou hoje que os Estados Unidos podem baixar o índice de segurança aérea do país, devido às várias irregularidades que aparentemente contribuíram para o acidente de segunda-feira à noite.

Governo boliviano alerta que EUA podem baixar índice de segurança aérea
Notícias ao Minuto

22:52 - 03/12/16 por Lusa

Mundo Ministro

O aparelho da companhia aérea de voos 'charter' LaMia, no qual viajava uma equipa de futebol brasileira, despenhou-se na segunda-feira perto do aeroporto da cidade colombiana de Medellin. Seis pessoas sobreviveram e 71 morreram.

"Toda a informação aponta para o acidente ter sido causado por falta de combustível, e não por falhas mecânicas", disse Reymi Ferreri a jornalistas de Santa Cruz, onde se deslocou para receber os corpos de quatro tripulantes bolivianos.

"Um dos perigos das investigações são as sanções para a aviação civil", acrescentou.

A Administração Federal da Aviação (FAA, sigla em inglês) norte-americana limitou-se a afirmar que o estatuto da Bolívia mantém-se inalterado, de acordo com a agência noticiosa Associated Press (AP).

A investigação ao acidente continua a decorrer, apoiada também nos relatos dos seis sobreviventes.

De acordo com o plano de voo obtido pela imprensa boliviana, a duração total do voo era de quatro horas e 22 minutos, o mesmo tempo de combustível a bordo do aparelho.

Por outro lado, as autoridades bolivianas estão também a averiguar como é que a LaMia, licenciada no início deste ano, conseguiu uma lista de clientes que inclui os principais clubes de futebol da América do Sul, bem como as seleções da Argentina e do Brasil.

Um dos proprietários da companhia morreu no acidente, enquanto outro, Gustavo Vargas, é um general da força aérea na reserva, que já foi piloto do presidente da Bolívia, Evo Morales.

Na sexta-feira, as autoridades divulgaram que o filho de Vargas chefiava o gabinete responsável pelo registo dos aparelhos na autoridade de aviação civil boliviana.

As autoridades bolivianas suspenderam de imediato o filho de Vargas e outros responsáveis, enquanto investigam se a LaMia recebeu tratamento preferencial.

Em 2001, a Bolívia recuperou a categoria um do índice da FAA, depois de ter perdido esse estatuto em 1994.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório