Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

EUA impedem China de comprar empresa invocando "riscos para a segurança"

Os EUA bloquearam hoje a compra do grupo industrial Aixtron, baseado na Alemanha, pelo grupo chinês Grand Chip Investment, invocando "os riscos para a segurança nacional", segundo um comunicado do Departamento do Tesouro.

EUA impedem China de comprar empresa invocando "riscos para a segurança"
Notícias ao Minuto

23:59 - 02/12/16 por Lusa

Mundo Comunicado

Através de um decreto, o Presidente Barack Obama interditou a aquisição da filial norte-americana da Aixtron, fabricante de componentes destinados ao mercado dos semicondutores, que podem ter aplicações militares.

Tal decisão bloqueia de momento a aquisição do grupo alemão pelos chineses.

No final de outubro, o governo alemão, que tinha inicialmente dado a sua autorização a esta compra, no montante de 670 milhões de euros, tinha suspendido a sua decisão, depois de ter recebido informações do governo dos EUA, segundo as quais uma tal operação conduziria à transferência de tecnologias sensíveis para Pequim.

A medida ordenada hoje por Obama insta "os compradores e a Aixtron a considerarem todas as medidas necessárias para abandonar a compra proposta da filial norte-americana da Aixtron em 30 dias".

Na Alemanha, a Aixtron tem 750 empregados e gera cerca de 200 milhões de euros de volume de negócios. Nos EUA, o grupo está representado por uma filial, com uma centena de pessoas, no Estado da Califórnia.

A Casa Branca tem a autoridade para se opor a uma aquisição por uma empresa estrangeira quando "há uma prova credível que a tomada de controlo por um interesse estrangeiro (...) ameaça alterar a segurança nacional", indicou o Tesouro.

A inquietação parece incidir sobre um procedimento de depósito organometálico químico em fase gasosa (MOCVD), utilizado na composição dos semicondutores que entram designadamente na produção de lasers e painéis fotovoltaicos.

Os investimentos da China na Alemanha devem registar um nível recorde em 2016, depois de no primeiro semestre já terem ascendido a 3,4 mil milhões de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório