Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Comité contra Discriminação da ONU insta Burundi a proteger os seus civis

O Comité para a Eliminação da Discriminação Racial (CEDR) da ONU instou hoje o Burundi a atuar de forma a proteger a sua população civil e a permitir a entrada de um contingente da organização para verificar a situação.

Comité contra Discriminação da ONU insta Burundi a proteger os seus civis
Notícias ao Minuto

15:39 - 29/11/16 por Lusa

Mundo Crise

Os representantes do CERD sustentam num comunicado que "o facto de milícias armadas intimidarem a população abertamente mostra a incapacidade ou falta de vontade do governo de proteger os civis".

O comité expressa "grande preocupação" com o número de assassínios, execuções sumárias, desaparecidos e torturados, com o facto de "muitos dos casos terem uma motivação étnica" e com "a utilização do discurso do ódio" por parte de representantes do executivo, bem como com o crescente número de cidadãos do Burundi exilados.

O Burundi está imerso numa grave crise desde abril de 2015, quando o seu presidente Pierre Nkurunziza se candidatou a um terceiro mandato, contrariando, do ponto de vista da oposição, a Constituição.

Desde então morreram centenas de pessoas e cerca de meio milhão abandonaram as suas casas, segundo a ONU, que alertou para um possível genocídio e acusou o governo de crimes contra a humanidade.

O Tribunal Penal Internacional abriu uma investigação para determinar a possível responsabilidade do governo de Nkurunziza, que reagiu proibindo a entrada dos investigadores da ONU e pedindo a sua saída do TPI.

Até agora, as autoridades do Burundi recusaram a entrada de um contingente de 228 polícias aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU para estabilizar o país e suspenderam as relações com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório