Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Presidente chinês diz que relação com EUA atravessa "ponto de viragem"

O Presidente chinês, Xi Jinping, prevê que a relação do seu país com os Estados Unidos da América (EUA) atravesse um "ponto de viragem", conforme afirmou no sábado, no início de um encontro com Barack Obama, em Lima.

Presidente chinês diz que relação com EUA atravessa "ponto de viragem"
Notícias ao Minuto

08:54 - 20/11/16 por Lusa

Mundo Xi Jinping

"Espero que os dois lados trabalhem juntos para se concentrarem na cooperação, gerirem as diferenças e fazerem com que a transição aconteça sem problemas e que a relação continue a desenvolver-se", adiantou Xi Jinping, no início de uma reunião bilateral à margem da reunião anual das 21 economias da Ásia e do Pacífico (APEC).

Sem se referir diretamente ao Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, Xi Jinping disse esperar que exista uma "transição" sem complicações.

"A relação entre os dois países é a mais consequente no mundo. Acredito que uma relação construtiva entre os Estados Unidos não beneficia apenas os nossos povos, mas o mundo inteiro", sublinhou, por seu lado, Barack Obama.

O Presidente norte-americano disse esperar do encontro com o seu homólogo chinês uma conversa sincera sobre assuntos em que, todavia, diferem.

Obama sublinhou que os Estados Unidos e a China asseguraram nos últimos anos uma associação efetiva para enfrentarem desafios globais como o crescimento, o desenvolvimento de armamento nuclear pelo Irão, a epidemia do ébola e a luta contra as alterações climatéricas.

Tanto Obama como Xi Jinping reúnem-se este fim de semana com os líderes das outras 19 economias que integram a APEC, um grupo que representa 54% do Produto Interno Bruto (PIB) global.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório