Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

"Agradece por ter usado preservativo", responde colunista a jovem violada

Colunista de revista para adolescentes foi obrigada a escrever um pedido de desculpas após resposta polémica a vítima de violação.

"Agradece por ter usado preservativo", responde colunista a jovem violada
Notícias ao Minuto

11:51 - 15/11/16 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Singapura

Uma revista juvenil está na berlinda, em Singapura (publicada em inglês), por causa da resposta dada por escrito a uma adolescente que sofreu uma violação. A edição deste mês da ‘Teenage’, através da coluna de aconselhamento ‘Dear Kelly’, que esclarece dúvidas dos leitores, respondeu à jovem que esta devia estar grata por o agressor ter usado preservativo.

De acordo com o relatado pela CNN, a adolescente (não identificada na revista) escreveu um texto a explicar como aconteceu o episódio de violação, contando como estava entusiasmada com o rapaz, que a levara a jantar fora e que depois de algumas bebidas só se lembra de acordar nua ao lado dele, no dia seguinte. “Uau, não sabia que eras virgem, querida”, ter-lhe-á dito o agressor, segundo relatou a jovem.

Na resposta à carta, a colunista Kelly Chopard atribuiu a responsabilidade da agressão à própria adolescente, dizendo que ela se portou como “se quisesse participar no jogo de sedução”. “Não o culpo por pensar que não eras virgem”, acrescentou.

“Como pudeste ser tão inocente? Deverias saber o que acontece quando uma rapariga concorda em ficar em casa de um rapaz onde só estão os dois. Devias agradecer por ele ter usado preservativo”, escreveu a colunista.

A resposta dada à jovem não caiu bem entre os leitores, que o fizeram saber nas redes sociais, gerando críticas até por parte de associações de defesa de vítimas de violação.

A revista emitiu um pedido de desculpas na passada sexta-feira, assinado pela própria Kelly Chopard, uma professora que é responsável por aquela coluna desde 1996.

Depois de pedir desculpa e de lembrar que escreve para adolescentes, Chopard explicou: “Eu tenho de adotar um tom específico para que o leitor não volte a repetir o comportamento, e para que os outros leitores sejam alertados para as consequências destes comportamentos”. Pode ler a publicação abaixo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório