Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Depois do sismo, Nova Zelândia é agora atingida por um tsunami

Ilha do Sul, na Nova Zelândia, foi hoje atingida por um sismo de magnitude de 7.8.

Depois do sismo, Nova Zelândia é agora atingida por um tsunami
Notícias ao Minuto

12:54 - 13/11/16 por João Oliveira

Mundo Ilha

A Nova Zelândia, que hoje foi abalada por um sismo de magnitude 7.4, foi agora atingida por um tsunami, cujo alerta já tinha sido accionado após o terramoto.

De acordo com a Proteção Civil nacional, a primeira grande onda já chegou à costa do nordeste da Ilha do Sul, onde se registou o epicentro do sismo.

Continua sem haver registo de vítimas, apesar de já se saber que muitas habitações foram seriamente afetadas pelo terramoto.

É também de referir a atualização quanto à magnitude do sismo desta manhã, inicialmente registado em 7.4, mas posteriormente revisto pelo serviço geológico dos Estados Unidos em alta para 7.8.

Admitindo que a primeira onda, já registada, não seja a maior, a Proteção Civil pede máxima cautela aos habitantes das ilhas de Chatham, onde são esperadas mais ondas, entretando já sentidas e com alturas de mais de dois metros.

"Ocorreu um tsunami, a primeira onda chegou à costa nordeste da Ilha do Sul", indicou o Ministério da Defesa Civil e Gestão de Desastres da Nova Zelândia, na sua conta do Twitter.

O Ministério recomendou aos habitantes da costa leste do país que se desloquem "para zonas elevadas ou o mais possível para o interior", e que subam para os pisos superiores dos edifícios ou até às árvores.

"Ouçam a rádio e sigam as instruções dos serviços de emergência", acrescenta a mensagem de alerta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório