Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Um concurso internacional... de cangalheiros

Sabia que existia competições para escavação de valas? Agora já sabe.

Notícias ao Minuto

16:47 - 12/11/16 por João Oliveira

Mundo Eslováquia

Não é trabalho que qualquer um se imagine a fazer. Algo é certo, quem o faz, faz por gosto. Sobretudo na Eslováquia, onde decorreu o último concurso internacional de cangalheiros.

Estes homens e mulheres, acostumados a uma realidade que para muitos é dificilmente aceite, juntaram-se para disputar o lugar de melhor coveiro do mundo.

Em pares, onze equipas escavaram a melhor vala no tempo mais curto possível. Havia, ainda assim, algumas a cumprir: essa mesma vala teria de ter, no mínimo, 1.5 metros de profundidade, 2 metros de cumprimento e 1 metro de largura.

O propósito do evento, disse o porta-voz Christian Striz à Associated Press, é “putting the fun back in the funeral”, que é como quem diz, “dar alegria aos funerais”.

Os vencedores do concurso foram os irmãos Ladislav e Csaba Skladan (na foto principal), que escavaram a ‘cova perfeita’ em apenas 54 minutos. Esse momento, tal como o resto do evento, foi captado pelas objetivas da agência Reuters, cujo resultado apresentamos na galeria acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório