Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Há uma petição para que Hillary seja eleita... custe o que custar

"Façam de Hillary Clinton a Presidente a 19 de dezembro" apela mentor de petição.

Há uma petição para que Hillary seja eleita... custe o que custar
Notícias ao Minuto

11:40 - 11/11/16 por Andrea Pinto

Mundo Estados Unidos

Ainda há muita gente que não quer acreditar a realidade de que Trump foi eleito para ser Presidente dos Estados Unidos. Prova disso é a petição online que já foi assinada por dois milhões de pessoas que querem que Hillary Clinton chegue à Casa Branca de qualquer das formas.

Segundo o Metro UK, isso pode mesmo acontecer, tendo em conta algumas particularidades do sistema de eleições norte-americano.

Recorde-se que nos Estados Unidos os eleitores votam indiretamente e que o Colégio Eleitoral tem um papel chave no processo. Este é composto por uma série de representantes de cada estado, que se irão reunir a 19 de dezembro para tomar a decisão final em relação à escolha do presidente.

De acordo com a Constituição dos Estados Unidos, os delegados não são obrigados a votar de acordo com a vontade dos cidadãos, embora tendam a respeitar a decisão do povo e do seu partido, explica a BBC.

Assim, os assinantes desta petição têm ainda uma esperança.

"Estamos a pedir que ignorem os seus estados e que votem na secretária Hillary”, escreve o mentor da petição, acrescentando: “O Sr. Trump não está capacitado para exercer. Ele usou muitos americanos como bode expiatório e a sua impulsividade, bullying, mentiras, histórias de assédio sexual e falta de experiência fazem dele um perigo para a República”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório