Parlamento britânico vai votar contra Brexit e pedir outro referendo

Parlamentares de todos os partidos vão pedir uma nova votação durante as negociações de saída do Reino Unido da UE.

Calendário do Brexit está nas mãos dos britânicos, diz Bruxelas

© Reuters

Carolina Rico
11/11/2016 09:35 ‧ 11/11/2016 por Carolina Rico

Mundo

Reino Unido

Os membros do Parlamento britânico tencionam votar contra o Brexit e pedir um segundo referendo sobre os termos da saída do Reino Unido da União Europeia.

Segundo a BBC, parlamentares de todos os partidos tencionam votar contra o uso do Artigo 50 do Tratado de Lisboa para dar início ao Brexit.

“O Artigo 50 não vai prosseguir a menos que haja um referendo sobre os termos da saída e se os britânicos não forem respeitados, sim, é uma linha vermelha e votaremos contra o Governo”, disse à BBC Radio Tim Farron, líder dos liberais democratas.

Isto depois de o Tribunal Superior de Justiça de Londres ter decretado que o Governo não pode arrancar com o processo de saída do Reino Unido da União Europeia sem consultar o Parlamento britânico.

Theresa May tencionava dar início ao Brexit o mais rapidamente possível accionando unilateralmente o Artigo 50 do Tratado de Lisboa para abandonar a União Europeia sem passar pelo aval dos deputados, mas não foi autorizada a fazê-lo.

Os juizes argumentam que se o Reino Unido aderiu à União Europeia por decisão do Parlamento, só o mesmo pode decidir sobre a saída.

A primeira-ministra tinha prometido accionar o artigo 50 até março do próximo ano, data que marcaria o início de um período de dois anos até à saída do bloco europeu, mas não poderá fazê-lo sem aprovação do Parlamento.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas