Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Prisões sobrelotadas? Neste país o 'problema' é o inverso

Na Holanda há cadeias a fechar, por falta de reclusos.

Prisões sobrelotadas? Neste país o 'problema' é o inverso
Notícias ao Minuto

16:33 - 10/11/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo BBC

Quando falamos de problemas de prisões, o mais normal é haver queixas de sobrelotação. Ma há um país europeu a viver o fenómeno inverso.

Falamos da Holanda, país onde 19 cadeias fecharam nos últimos anos. E a previsão é que haja mais estabelecimentos prisionais a fechar no próximo ano.

O tema foi alvo de uma reportagem da BBC, onde se realça que não é apenas uma questão de criminalidade. Há, de facto, vários projetos orientados para a reintegração na sociedade de quem cumpriu pena, o que ajuda a evitar que, no regresso à liberdade, muitos reclusos evitem retomar uma vida de crime.

Esta situação permite que haja cadeias com detidos por crimes violentos que têm, por exemplo, acesso a facas de cozinha. Para segurança, estas facas estão presas por correntes, o que impede que sejam levadas por algum recluso. Mas como destaca a cadeia britânica, aprender a cozinhar é só uma das maneiras que a prisão tem de ajudar reclusos a ‘voltar aos eixos’ após serem libertados.

A diminuição no número de reclusos é também fruto da mudança de prioridades no combate ao crime, por parte das autoridades, como destaca uma professora de direito em Leiden, Pauline Schuyt: a polícia “mudou o seu foco das drogas e agora concentra-se no combate ao tráfico humano e terrorismo”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório