Prisões sobrelotadas? Neste país o 'problema' é o inverso

Na Holanda há cadeias a fechar, por falta de reclusos.

Crime

© Reuters

Pedro Filipe Pina
10/11/2016 16:33 ‧ 10/11/2016 por Pedro Filipe Pina

Mundo

BBC

Quando falamos de problemas de prisões, o mais normal é haver queixas de sobrelotação. Ma há um país europeu a viver o fenómeno inverso.

Falamos da Holanda, país onde 19 cadeias fecharam nos últimos anos. E a previsão é que haja mais estabelecimentos prisionais a fechar no próximo ano.

O tema foi alvo de uma reportagem da BBC, onde se realça que não é apenas uma questão de criminalidade. Há, de facto, vários projetos orientados para a reintegração na sociedade de quem cumpriu pena, o que ajuda a evitar que, no regresso à liberdade, muitos reclusos evitem retomar uma vida de crime.

Esta situação permite que haja cadeias com detidos por crimes violentos que têm, por exemplo, acesso a facas de cozinha. Para segurança, estas facas estão presas por correntes, o que impede que sejam levadas por algum recluso. Mas como destaca a cadeia britânica, aprender a cozinhar é só uma das maneiras que a prisão tem de ajudar reclusos a ‘voltar aos eixos’ após serem libertados.

A diminuição no número de reclusos é também fruto da mudança de prioridades no combate ao crime, por parte das autoridades, como destaca uma professora de direito em Leiden, Pauline Schuyt: a polícia “mudou o seu foco das drogas e agora concentra-se no combate ao tráfico humano e terrorismo”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas