Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Há mais uma coincidência (irónica) no dia em que Trump foi eleito

O mundo acordou com um 'balde de água fria' - Donald Trump vencera as eleições norte-americanas, contra todas as previsões. Mas não só. O dia 9 de Novembro de 1989, diz-lhe alguma coisa?

Há mais uma coincidência (irónica) no dia em que Trump foi eleito
Notícias ao Minuto

23:40 - 09/11/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Efeméride

O dia de hoje, quarta-feira, não é só o dia em que Donald Trump chegou à Casa Branca. O dia ganha outro significado, irónico por sinal, se nos lembrarmos que se assinala hoje, dia 9 de novembro, 27 anos do início do derrube do muro de Berlim, momento que pôs fim à divisão entre o mundo comunista e o capitalista que simbolizou a Guerra Fria.

A ironia é tanto maior se pensarmos que a promessa mais 'sonante' que Donald Trump fez durante a longa campanha eleitoral foi a construção de um muro de mais de três mil quilómetros na fronteira com o México  - um muro que Trump quer que sejam os próprios mexicanos a pagar - , para acabar com os problemas da imigração.

Além dessa barreira física, Donald Trump prometeu, por exemplo, expulsar todos os imigrantes ilegais, nomeadamente muçulmanos. Resta saber se, de facto, o século XXI vai deixar de o ser e se a história se vai repetir. Deste lado do Atlântico, os líderes europeus, ainda estupefatos com o resultado das eleições, procuram encontrar respostas à pergunta: O que irá fazer Donald Trump enquanto presidente de uma das maiores economias do mundo?

Na Alemanha, por exemplo, de acordo com o Washington Post, apenas 6,3% dos alemães votariam a favor de Trump. É, de resto, a opinião da Europa em geral.

Apesar de tudo, os europeus, escreve o mesmo jornal, têm sido mais cautelosos do que os próprios americanos ao escusarem-se a fazer comparações entre Hitler e Trump. Contudo, os mais liberais do 'Velho Continente' têm expressado o seu desdém em relação ao novo líder dos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório