Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

África do Sul espera poder contar com Trump para "promover paz"

O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, afirmou hoje que espera poder trabalhar com o próximo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para "promover a paz, segurança e prosperidade" no mundo e no continente africano.

África do Sul espera poder contar com Trump para "promover paz"
Notícias ao Minuto

11:00 - 09/11/16 por Lusa

Mundo Jacob Zuma

Num breve comunicado em que felicitou o candidato republicano pela sua vitória eleitoral, Zuma transmitiu os seus "melhores desejos" a Trump e expressou a sua intenção de continuar a desenvolver a "intensa relação" que a África do Sul tem com os Estados Unidos.

Envolvido em casos de corrupção e cada vez mais impopular entre os sul-africanos e no seio do seu próprio partido, Zuma tem mantido um perfil discreto nas relações internacionais.

Segundo dados do Governo, os Estados Unidos são destino de 12 a 15% das exportações da África do Sul.

Analistas sul-africanos expressaram preocupação com a possibilidade de Trump revogar a Lei de Crescimento e Oportunidades para África (AGOA), que facilita o acesso das exportações dos países africanos ao mercado norte-americano.

O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, venceu as eleições, derrotando, contra o que previam as sondagens, a adversária democrata, Hillary Clinton.

No discurso de vitória, Donald Trump garantiu que será o Presidente de todos os americanos e que é hora de os norte-americanos curarem as feridas da divisão e se juntarem "como um povo unido".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório