O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico informou esta terça-feira que houve um atentado contra o parque e uma invasão que durou cerca de cinco horas.
Segundo a assessoria de imprensa do instituto, um artefato foi lançado contra o setor de compostagem do horto florestal por volta das 22h15 de segunda-feira.
Segundo comunicado, o mais provável é que tenha sido um cocktail molotov, artefato improvisado feito a partir de combustível e fogo, que atingiu um carro do instituto.
Ao mesmo tempo, um grupo de cerca de 25 homens encapuzados invadiu o parque.
Segundo o Jardim Botânico, os invasores roubaram uma arma, um rádio de comunicação e dois telemóveis. Os atacantes permaneceram no local até cerca de 3h30 de hoje.
A direção acredita que o ataque seja um ato de vingança contra o Jardim Botânico, em resposta à retirada ontem de moradores da comunidade do Horto, que fica dentro dos limites do parque e cuja desocupação foi determinada pela justiça há cerca de dois anos.
Ontem, durante a reintegração de posse do terreno a favor do Jardim Botânico, houve resistência de moradores e a ação terminou em confronto entre polícias e manifestantes. Pelo menos dois idosos ficaram feridos. Dezenas de pessoas sentiram-se mal devido ao uso de gás lacrimogêneo e spray pimenta.