Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

NATO coloca cerca 300 mil militares em alerta máximo devido à Rússia

Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, explicou que a Rússia está "cada vez mais ativa de diferentes maneiras":

NATO coloca cerca 300 mil militares em alerta máximo devido à Rússia
Notícias ao Minuto

12:01 - 07/11/16 por Notícias ao Minuto

Mundo Tropas

Mais de 300 militares da NATO estão em alerta máximo devido às crescentes tensões entre a Rússia e alguns países da região dos Balcãs, noticia o Independent.

Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, disse esperar que a Aliança Atlântica consiga responder mais prontamente ao que for necessário, para que depois as tropas consigam agir mais eficazmente no terreno.

“Temos visto a Rússia a ser cada vez mais ativa de diferentes maneiras. Uma Rússia mais assertiva, que tem implementado ao longo dos anos uma forte força militar, que tem desenvolvido novas capacidades, exercido as suas forças e usando-a contra países vizinhos”, explicou Stoltenberg ao The Times.

Devido “à propaganda que a Rússia tem utilizado entre os aliados da NATO”, Jens justifica este alerta exatamente por isso. “Estamos a responder com o maior reforço da nossa defesa desde o fim da Guerra Fria”, garantiu.

Apesar de o secretário-geral da NATO não querer avançar com números, o representante britânico da instituição disse que cerca de 300 mil militares estão a ser mobilizados. Segundo explicou, o objetivo é a NATO conseguir mobilizar as tropas dentro de dois meses, em vez dos habituais seis meses.

Esta resposta da Aliança surge em parte depois da anexação da Crimeia pela Rússia em 2014, assim como para continuar a garantir a independência de antigos estados soviéticos, como a Lituânia ou Estónia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório