As misteriosas bolas de gelo que invadiram uma praia na Sibéria

A população local garante nunca ter visto algo assim.

As misteriosas bolas de gelo que invadiram uma praia na Sibéria

© Reprodução BBC/Sergei Bychenkov

Notícias Ao Minuto
05/11/2016 19:55 ‧ 05/11/2016 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Rússia

O fenómeno tem tanto de belo como de misterioso. Milhares de bolas de neve gigantes ocupam 18 quilómetros da costa de uma praia do nordeste da Sibéria, no Golfo de Ob.

De acordo com a BBC, as esferas variam no tamanho - podem ir desde o tamanho de uma bola de ténis até a ter cerca de um metro de diâmetro. Resultam de um processo ambiental raro em que pequenos pedaços de gelo vão ganhando esta forma através da ação do vento e da água, e acabam por se transformar em bolas de neve gigantes. Não haverá melhor situação para aplicar a expressão 'como uma bola de neve' para explicar este fenómeno.

A população da aldeia de Nydia, que fica na Península de Yamal, logo acima do Círculo Ártico, dizem que nunca ter visto nada assim. O secretário de imprensa do Ártico e Instituto de Pesquisa Antártica, Sergeu Lisenkov, explicou que na realidade se trata de um fenómeno composto essencialmente por dois fenómenos ou duas etapas. 

O primeiro resultante de espécie de lama de gelo e uma massa densa de gelo flutuante. Depois, vem a combinação dos efeitos do vento, a configuração da costa, a temperatura e as condições do próprio vento, detalhou. E o resultado pode ser a formação de esferas gigantes como estas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas