Um abrigo para animais australiano resgatou Charlotte em outubro do ano passado e publicou algumas imagens no Facebook. Não se sabe muito bem porquê, a história particular deste aracnídeo tomou esta semana novas proporções – precisamente, por causa de... proporções.
Charlotte é uma aranha caçadora (Heteropoda máxima), uma espécie da família Sparassidae que é muito comum na Austrália. Tem este nome porque não faz teias para caçar as presas, elas são literalmente caçadoras, e comem grilos ou baratas.
Embora sejam aranhas maiores do que a média (as suas patas chegam, regra geral, aos seis centímetros), esta em particular é anormalmente grande. Não se sabe exatamente quanto mede – a tratadora não explica na publicação feita no Facebook – mas cobre metade de uma vassoura, como se vê na imagem abaixo.
As reações online não se fizeram esperar, com muita gente a manifestar um absoluto temor pela espécie. A notícia da existência de Charlotte chegou a meios de comunicação como a CBS, Science Alert ou Daily Mail.
A Barnyard Betty’s Rescue, o abrigo em questão, apercebeu-se de que a publicação se tornou numa sensação repentina e reagiu. “Desculpas a todos os traumatizados. A Charlotte gostava que ignorassem as vossas fobias e que a vissem pela criatura fantástica que ela é”, defenderam, anexando a publicação original feita há um ano.