Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Misterioso som vindo do fundo do mar alarma comunidade no Ártico

As forças militares canadianas já investigaram e não encontraram nada anómalo, mas o facto é que os animais marinhos desapareceram de uma conhecida zona de caça.

Misterioso som vindo do fundo do mar alarma comunidade no Ártico
Notícias ao Minuto

11:46 - 04/11/16 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Canadá

As forças militares canadianas estão a investigar um misterioso alarme sonoro que parece provir do fundo do oceano, no arquipélago Ártico Canadiano. O som é descrito como um barulhento bipe de alerta, que tem incomodado a comunidade de Nunavut e que afugentou a vida selvagem local no estreito de Fury e Hecla.

Um político local, Paul Quassa, indicou à CBC que o som parece mesmo ter origem no fundo do mar e que afugentou os animais marinhos das zonas de caça locais, em mar aberto. Os caçadores dessas zonas remotas, deram o alerta do som proveniente daquele estreito.

“É uma das maiores zonas de caça no verão e no inverno porque é uma polynya [área em mar aberto rodeada por gelo abundante em mamíferos]. E este ano, este verão, não há quase nada. É muito suspeito”, indicou Paul Quassa.

As autoridades militares enviaram uma patrulha aérea para o local, na passada terça-feira, e dizem, em comunicado divulgado pelo Guardian, não ter detetado nenhuma anomalia, nem na superfície, nem no fundo do mar. “O Departamento Nacional de Defesa não pretende prosseguir com as investigações”, terminaram.

Ainda assim, as teorias proliferam em relação à origem do som. Diz-se que podem ser sonares de pesquisa para escavações de gás ou petróleo e até se fala em manobras dos ativistas da Greenpeace para afugentar os animais e impedir a caça local – alegações que a organização já negou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório