Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

FBI volta a investigar polémicos e-mails de Hillary Clinton

Decisão das autoridades norte-americanas surge a cerca de duas semanas das eleições nos EUA.

FBI volta a investigar polémicos e-mails de Hillary Clinton
Notícias ao Minuto

19:25 - 28/10/16 por Patrícia Martins Carvalho com Lusa

Mundo Estados Unidos

As eleições norte-americanas estão recheadas de polémicas. Se do lado de Donald Trump estão, além de outras coisas, as acusações de assédio sexual, no lado de Hillary Clinton estão e-mails que alegadamente terão colocado a segurança interna em causa.

De acordo com a NBC, o diretor do FBI, James Comey, decidiu reabrir a investigação aos e-mails com informação do Estado que Hillary Clinton, enquanto secretária de Estado, terá enviado a partir de servidores privados.

Numa carta enviada ao Comité Judicial do Senado, o responsável explicou que “através de um caso, em nada relacionado com este, o FBI teve conhecimento da existência de e-mails que parecem ser pertinentes para a investigação” e, por isso, defende a reabertura da investigação para esclarecer se estes mesmos e-mails “contêm informações classificadas”.

Em julho, Hillary Clinton foi interrogada durante mais de três horas pelo FBI sobre o assunto e dias mais tarde o Departamento de Justiça decidiu encerrar o caso por recomendação da própria polícia federal, que não encontrou indícios para apresentar queixa.

Na altura, James Comey indicou que a ex-secretária de Estado tinha atuado de maneira "extremamente descuidada" com a informação enquanto liderou a diplomacia norte-americana.

A polémica com o e-mail de Hillary Clinton começou no início de 2015, quando a imprensa norte-americana revelou que, durante os quatro anos em que esteve no Departamento de Estado, a antiga secretária de Estado usou sempre uma conta pessoal durante as suas comunicações, com um servidor privado.

A ex-primeira-dama reconheceu que deveria ter sido "mais inteligente" e usar o seu e-mail oficial e entregou 55 mil páginas de correios, mas levantou-se a questão se Hillary Clinton teria tratado indevidamente informação classificada do Governo ao usar o seu correio pessoal.

O Departamento de Estado identificou cerca de 2.100 correios eletrónicos do servidor de Hillary Clinton com informação confidencial, tendo assegurado que muitos deles não foram considerados classificados no momento do envio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório