Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Georgieva demite-se da Comissão Europeia e segue para o Banco Mundial

Kristalina Georgieva foi derrotada por António Guterres na eleição do novo secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

Georgieva demite-se da Comissão Europeia e segue para o Banco Mundial
Notícias ao Minuto

16:25 - 28/10/16 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Kristalina Georgieva

Kristalina Georgieva demitiu-se, esta sexta-feira, do cargo de vice-presidente da Comissão Europeia.

No entanto, não ficará desempregada, pois foi convidada a integrar os quadros do Banco Mundial.

Assim, a partir de janeiro Kristalina Georgieva será diretora-geral (CEO) do Banco Mundial que é presidido por Jim Yong Kim.

Fontes da Comissão Europeia revelaram ao jornal Politico que a búlgara ficou frustrada com a derrota na corrida a secretário-geral da ONU - que foi ganha por António Guterres -, mas não só.

As mesmas fontes adiantam que Kristalina sentia-se incomodada com a 'venenosa' influência do gabinete de Jean-Claude Juncker.

Um comunicado de Bruxelas revela que no lugar de Kristalina ficará Günther Oettinger, pois o "trabalho da Comissão Europeia tem de continuar".

Sobre a vice-presidente demissionária, o presidente da Comissão Europeia disse que é uma "política experiente" por quem tem um "grande respeito".

"Quero agradecer-lhe pela sua lealdade e pelo seu empenho como vice-presidente da Comissão Europeia", escreveu Jean-Claude Juncker numa nota de imprensa. 

Recorde-se que a chegada de Kristalina Georgieva à corrida à liderança da ONU ficou envolta em polémica, pois a Bulgária já tinha a sua candidata escolhida (Irina Bokova). Porém, o país acabou por mudar de ideias e mudou o apoio para Georgieva que contava também com o suporte de Angela Merkel, a chanceler alemã.

No entanto, tal apoio não foi suficiente para derrotar o português António Guterres que assumirá funções em janeiro como secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório