Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Se nada for feito, aquecimento fará de sul de Espanha um deserto

Estudo divulgado pela publicação Science deixa o alerta.

Se nada for feito, aquecimento fará de sul de Espanha um deserto
Notícias ao Minuto

09:12 - 28/10/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Estudo

Um novo estudo, que implicou o uso de dados históricos sobre o clima para prever a evolução das alterações climáticas, deixa o alerta relativamente ao país vizinho.

O estudo publicado na Science e de que a Bloomberg dá conta realça que o aumento da temperatura pode ter particular impacto no Mediterrâneo, que é mesmo descrito como uma “região sensível”. No sul de Espanha em particular a humanidade poderá vir a testemunhar desertificação.

O estudo pondera algumas hipóteses mas o pior cenário aponta para um aumento de temperatura até 2100 na ordem dos 5º graus. A confirmar-se, Espanha poderia em menos de um século testemunhar alterações profundas no país.

O estudo que se foca nas alterações climáticas realça também que os fluxos migratórios atuais se devem principalmente a questões sócio-económicos e políticas, nomeadamente conflitos armados.

Ainda assim, com a seca a prolongar-se em certas zonas do planeta, poderemos vir a assistir a uma êxodo em massa de zonas do planeta, como África, particularmente afetas pelas alterações climáticas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório