Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Itália destinará 40 milhões de euros para ajudar afetados por sismos

O Governo italiano vai disponibilizar 40 milhões de euros para ajudar as pessoas afetadas pelos dois fortes sismos de magnitude superior a cinco na escala de Richter que abalaram na quarta-feira o centro de Itália.

Itália destinará 40 milhões de euros para ajudar afetados por sismos
Notícias ao Minuto

17:30 - 27/10/16 por Lusa

Mundo Catástrofes

O Conselho de Ministros aprovou hoje esta verba para que os serviços de Proteção Civil assegurem "com a brevidade e a eficiência possíveis as intervenções necessárias para ajudar as populações afetadas", indicou o Governo em comunicado.

Na quarta-feira à tarde, dois fortes terramotos atingiram o centro do país, apenas dois meses depois de, em 24 de agosto, um sismo de magnitude seis na escala de Richter ter causado a morte de 297 pessoas e a devastação de localidades históricas como Amatrice.

O primeiro terramoto, com magnitude 5,4 na escala de Richter, ocorreu às 19:11 locais (18:11 de Lisboa), e o segundo, de 5,9 graus, deu-se às 21:18 (20:18 em Lisboa).

A estes dois sismos seguiram-se mais dois, de 4,6 e 4,4 graus, e centenas de réplicas.

Desta vez, os tremores de terra não foram tão intensos como o de 24 de agosto e não provocaram vítimas diretas em consequência de desabamentos.

Causaram, sim, ferimentos leves numa pessoa e também alguns abatimentos e desprendimentos em fachadas e estruturas de edifícios em diversas localidades da região de Marcas, no centro de Itália.

A 11 de outubro, o Governo italiano aprovou uma verba de 300 milhões de euros para a primeira fase de reconstrução das zonas afetadas pelo terramoto de 24 de agosto, que causou volumosos danos materiais nos municípios de Amatrice, Accumoli e Arquata del Tronto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório