Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Acusações de ingerência russa nas eleições são histeria, diz Putin

O Presidente russo, Vladimir Putin, classificou hoje como histeria as acusações de que a Rússia está a tentar influenciar as eleições nos Estados Unidos favorecendo o candidato republicano, Donald Trump, em detrimento de Hillary Clinton.

Acusações de ingerência russa nas eleições são histeria, diz Putin
Notícias ao Minuto

17:02 - 27/10/16 por Lusa

Mundo Estados Unidos

O homem forte do Kremlin, que proferia um discurso sobre as relações internacionais perante especialistas e antigos dirigentes estrangeiros convidados pelo club Valdaï, em Sotchi, no sul do país, criticou longamente os Estados Unidos que utilizam, segundo ele, as questões internacionais para servir os seus interesses, acenando com o perigo "estúpido" de uma "pseudo-ameaça russa".

"Entre os problemas míticos, imaginários, encontramos a histeria, não posso dizê-lo de outra forma, que se desenvolveu nos Estados Unidos quanto à influência que a Rússia terá tido nas eleições presidenciais", declarou Putin.

"Poderíamos pensar que existe nos Estados Unidos um grande número de problemas prementes (...) Mas, pelos vistos, a elite não tem mais nada a dizer, não tem mais nada para acalmar a sociedade e, portanto, é mais fácil atrair a atenção das pessoas para os autodenominados piratas informáticos, espiões, agentes de influência russos", acrescentou.

"Será que alguém realmente pensa que a Rússia pode influenciar a escolha do povo americano? A América é uma república das bananas ou quê? A América é uma grande potência", prosseguiu Putin.

Washington acusou recentemente a Rússia de ter orquestrado vários grandes ataques informáticos para influenciar a campanha presidencial nos Estados Unidos, acusações que Putin rejeitou.

A Rússia foi acusada nos Estados Unidos de querer favorecer o candidato republicano, o polémico multimilionário Donald Trump, que elogiou o líder do Kremlin e defendeu melhores relações com ele.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório