Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Prémio Sakharov atribuído a ativistas yazidi raptadas pelo ISIS

Nadia Murad Basee Taha e Lamiya Aji Bashar são as vencedoras do prémio para a Liberdade de Pensamento.

Prémio Sakharov atribuído a ativistas yazidi raptadas pelo ISIS
Notícias ao Minuto

10:53 - 27/10/16 por Carolina Rico

Mundo Distinção

O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento foi atribuído esta quinta-feira a Nadia Murad Basee Taha (na foto) e Lamiya Aji Bashar, duas jovens yazidis que foram raptadas pelo autoproclamado Estado Islâmico e sobreviveram para contar a sua história.

Tornaram-se ativistas e porta-vozes da comunidade yazidis, a minoria étnica do Iraque que os radicais islâmicos estão a tentar erradicar. 

As duas iraquianas lutam também pelo fim da escravatura sexual de mulheres em zonas de conflito, tendo ambas sido escravas sexuais às mãos do ISIS durante meses.

Oriundas de Kocho, uma aldeia iraquiana invadida pelos jihadistas em 2014, Lamyia tem 18 anos e Nadia 23 anos.

Nadia é também embaixadora da boa vontade das Nações Unidas, enquanto Lamiya, de rosto desfigurado pelas atrocidades a que foi submetida pelos jihadistas, deu a voz pela causa como poucas outras vítimas.

O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, no valor de 50 mil euros, deverá ser entregue a 14 de dezembro em Estrasburgo.

A escolha foi feita hoje em conferência de presidentes da assembleia europeia, reunida em sessão plenária em Estrasburgo, anunciou o grupo político dos Liberais (ALDE), que propôs os nomes.

No ano passado foi entregue em 2015 ao blogger saudita Raif Badawi que cumpre uma pena de dez anos de prisão por "insultos ao Islão".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório