Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Madrid anuncia que frota naval russa anulou escala em Ceuta

A Rússia anulou a escala em Ceuta, o enclave espanhol em Marrocos, de uma força aeronaval que se dirige para a Síria, anunciou hoje em comunicado o ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol.

Madrid anuncia que frota naval russa anulou escala em Ceuta
Notícias ao Minuto

16:17 - 26/10/16 por Lusa

Mundo Síria

"A embaixada da Federação da Rússia em Madrid acaba de nos comunicar que retira o pedido de autorização de escala para esses navios, escala que assim fica anulada", refere o comunicado da diplomacia espanhola.

Espanha estava sob pressão da NATO para recusar a possibilidade de a frota russa se reabastecer no porto de Ceuta, ação prevista para sexta-feira, após ter permitido essa autorização em setembro.

Madrid referiu ter solicitado previamente "esclarecimentos" a Moscovo sobre uma eventual participação da força naval em "ações belicistas dirigidas contra a cidade síria de Alepo".

"O Governo de Espanha acompanha com extraordinária preocupação os bombardeamentos de Alepo e a atual tragédia humana", acrescenta o ministério espanhol.

Questionado sobre o assunto, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg afirmou que "é opção de cada nação aliada decidir" se fornece combustível e reabastece navios russos.

"A Rússia tem o direito de operar em águas internacionais. A diferença desta vez é que temos preocupações de que essa frota possa ser usada para mais ataques em Alepo e na Síria", declarou em Bruxelas à margem da cimeira de ministros da Defesa da NATO.

A força naval russa integra nove navios, incluindo o porta-aviões Almirante Kuznetsov.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório