Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Começaram os preparativos para isolar Raqa

Os preparativos para isolar Raqa, "capital" do grupo extremista Estado Islâmico (EI) na Síria, começaram, em paralelo com a ofensiva internacional em curso na cidade iraquiana de Mossul, anunciou hoje o secretário da Defesa norte-americano, Ashton Carter.

Começaram os preparativos para isolar Raqa
Notícias ao Minuto

18:05 - 25/10/16 por Lusa

Mundo Síria

"Iniciámos os preparativos para os nossos parceiros isolarem Raqa", declarou Carter, sublinhando que a retomada desta cidade será feita por "forças locais motivadas", numa conferência de imprensa após uma reunião em Paris de ministros da Defesa da coligação internacional anti-'jihadista' para debater o que fazer após a tomada de Mossul.

"Hoje, decidimos continuar, com o mesmo sentido de urgência, e concentrar-nos em cercar e derrubar o controlo do EI em Raqa", acrescentou.

Carter e os ministros de mais 12 países participaram nas conversações, realizadas uma semana depois de forças iraquianas, apoiadas por combatentes curdos, terem iniciado uma grande operação para recuperar Mossul, a segunda maior cidade do Iraque.

O Presidente francês, François Hollande, reiterou avisos de que há combatentes do EI em Mossul a fugir pela fronteira para Raqa e frisou também a necessidade de vigilância perante a eventualidade de 'jihadistas' estrangeiros abandonarem o campo de batalha e tentarem regressar a casa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório