Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Rei Felipe convidou e Mariano Rajoy aceitou formar governo

O candidato do Partido Popular e presidente em funções, Mariano Rajoy, aceitou o convite do Rei Felipe VI e vai formar governo, depois de meses de instabilidade política em Espanha.

Rei Felipe convidou e Mariano Rajoy aceitou formar governo
Notícias ao Minuto

16:12 - 25/10/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Mariana Rajoy aceitou o convite do Rei de Espanha e vai formar governo, avança o El País. O momento assinala um ponto final ao impasse político em que o país estava mergulhado desde 20 de dezembro do ano passado.

Depois de uma primeira sessão falhada de investidura em setembro último no parlamento, o Comité Federal dos socialistas decidiu no votar "não" na primeira votação à investidura de Mariano Rajoy e abster-se na segunda, no domingo passado. 

A posição do PSOE acabaria por viabilizar a formação de um novo executivo liderado por Mariano Rajoy depois de dez meses de impasse político. O Rei de Espanha, Felipe VI terminou esta tarde uma ronda de consultas com todos os partidos com assento no parlamento, tendo depois convidado o líder do PP a formar governo.

"Aceitei submeter-me outra vez à confiança da câmara [Congresso dos Deputados]", declarou Rajoy depois do encontro com Felipe VI. A investidura deverá ser aprovada pelo Congresso no próximo domingo. 

Recorde-se que o governo PP de Rajoy estava em funções desde as eleições legislativas de 20 de dezembro, que ditaram o mesmo cenário das eleições de 26 de junho deste ano. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório