Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Vaticano proíbe a dispersão de cinzas de mortos na natureza

Espalhar cinzas ou tê-las em casa é "contrário à fé", diz Vaticano

Vaticano proíbe a dispersão de cinzas de mortos na natureza
Notícias ao Minuto

14:02 - 25/10/16 por Carolina Rico

Mundo Funeral

O Vaticano pede aos católicos que não guardem urnas com cinzas de familiares falecidos em casa, nem as espalhe na rua, "por razões contrárias à fé cristã".

Em comunicado, a Igreja Católica diz preferir enterros "nos cemitérios, nas igrejas ou em lugares específicos", mas não se opõe às cremações, desde que as cinzas dos mortos sejam guardadas em "locais sagrados".

"Para evitar qualquer equívoco panteísta, naturalista ou niilista, não é permitida a dispersão das cinzas no ar, terra, ou água, ou de qualquer outra forma, ou a transformação das cinzas em recordações comemorativas, em peças de joalharia ou em outros artigos", sublinha.

Inclusive, um funeral cristão pode ser negado a quem pedir que as cinzas sejam espalhadas na natureza, lê-se no documento assinado pelo cardeal Gerhard Müller e aprovado pelo Papa Francisco.

A cremação é aceite por motivos “de tipo higiénico, económico ou social". Por outro lado, "a conservação das cinzas não é consentida", exceto em "casos de circunstâncias gravosas e excecionais", a ser decididos pelo bispo local.

A Igreja católica permite aos fiéis escolher a cremação do corpo desde 1963.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório