Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Theresa May nega que se esteja a caminho de uma "saída dura" da UE

A primeira-ministra britânica, Theresa May, negou hoje que o Reino Unido tenha provocado uma saída dura da União Europeia e insistiu que a sua proposta de controlo da imigração é compatível com um bom acordo com a UE.

Theresa May nega que se esteja a caminho de uma "saída dura" da UE
Notícias ao Minuto

21:02 - 24/10/16 por Lusa

Mundo Reino Unido

"Ele fala sobre o 'hard Brexit' a que o governo conduz este país. Não há, contudo, sinais disso", disse May após o desafio de um deputado na Câmara dos Comuns.

"Isso é porque o senhor deputado parece pensar que todas estas questões são decisões binárias: ou controlar a imigração ou ter acordos comerciais decentes", disse.

"Não é esse o caso. Vamos ser ambiciosos para o que queremos para o Reino Unido, o que significa um bom acordo, bem como o controlo da imigração", acrescentou.

Os líderes da UE insistiram que o acesso ao mercado único europeu está dependente da liberdade de circulação, algo que May prometeu acabar depois de o tema da imigração ter dominado o debate para o referendo sobre a permanência na EU.

Os empresários têm pressionado para continuarem a ter acesso ao mercado único de 500 milhões de pessoas, avisando que abandoná-lo resultará na imposição de tarifas penalizadoras.

"Para as pessoas que põem isto meramente em termos de alguma diferença de acesso dos parceiros ao mercado único, o que importa é a relação comercial", afirmou May.

"Se nos barricarmos dizendo que tem de ser de uma determinada forma nesta fase, então não nos será aberta a possibilidade de negociar o melhor acordo", declarou.

A governante acrescentou: "O que interessa é termos a maior habilidade possível para negociar e trabalhar com o mercado único europeu e para fazer isso para os melhores bens e serviços".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório