Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Rajoy considera "muito razoável" a decisão do PSOE de se abster

O presidente do Governo de gestão espanhol, Mariano Rajoy, qualificou hoje em Madrid de "muito razoável" a decisão tomada no domingo pelo PSOE de se abster na sua investidura para chefiar um novo executivo, pondo fim a 10 meses de impasse político.

Rajoy considera "muito razoável" a decisão do PSOE de se abster
Notícias ao Minuto

10:32 - 24/10/16 por Lusa

Mundo Espanha

Mariano Rajoy, que também é líder do PP (Partido Popular, direita), defendeu que Espanha tem "um grande futuro" se houver "vontade" de todas as partes.

"Há coisas que são boas, sobre as quais se pode falar", disse Rajoy, depois de ter comentado ter lido a resolução aprovada no Comité Federal do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol).

O órgão mais importante entre congressos dos socialistas decidiu no domingo que o partido deve votar "não" na primeira votação à investidura de Mariano Rajoy e abster-se na segunda.

A posição do PSOE viabiliza a formação de um novo executivo liderado por Mariano Rajoy depois de dez meses de impasse político.

O Congresso dos Deputados (parlamento) deverá reunir-se a partir de quarta-feira, esperando-se que uma primeira votação na quinta-feira chumbe a investidura do líder do PP que, no entanto, passaria na segunda votação, prevista para sábado, com a abstenção dos deputados socialistas.

O rei Felipe VI realiza hoje e terça-feira uma ronda de consultas com todos os partidos com assento no parlamento para verificar se há condições para apresentar Rajoy como candidato à investidura.

O PP foi o partido mais votado em 20 de dezembro de 2015 e em 26 de junho último, mas sem maioria absoluta ou os apoios necessários para formar Governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório