Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

China quer pontuar cidadãos. Notas baixas significam direitos negados

O Partido Comunista chinês quer submeter todos os cidadãos a diversos testes online, para que lhes sejam atribuídas pontuações. Aqueles que tiverem as notas mais baixas vão ver direitos como empréstimos bancários ou simplesmente viajar até ao estrangeiro serem-lhes negados..

China quer pontuar cidadãos. Notas baixas significam direitos negados
Notícias ao Minuto

19:44 - 23/10/16 por João Oliveira

Mundo Governo

Imagine um mundo onde todas as suas capacidades, tanto cognitivas como emocionais, estão expostas em websites, visíveis para qualquer outro cidadão do seu país. Esses dados culminam numa determinada pontuação que diz ao seu Governo o quão ‘de confiança’ você é.

Pois bem, é mais ou menos este o universo que o Partido Comunista chinês que implementar no país: submeter todos os cidadãos a uma série de testes online cujos resultados irão ditar a quantidade de direitos a que cada pessoa terá acesso.

Quer isto dizer que, quem obtiver notas mais baixas, não terá direito a certa ‘regalias’, como por exemplo pedir um empréstimo ao banco ou ter permissão para viajar para outro país.

Se, por exemplo, falhar no pagamento de uma prestação de um empréstimo, criticar a chefia do país, passar um sinal vermelho no trânsito ou até não tratar devidamente os seus pais, todas estas incidências irão significar uma perda de pontos, diminuindo assim o grau de confiança que o Estado pode ter em si.

Desengane-se se acha que isto não passa de uma visão distópica para uma sociedade. O The Independent refere que a intenção do Governo chinês é conseguir ter esta proposta materializada por volta de 2020.

Um documento, divulgado em setembro do presente ano, listou até uma série de sanções que podem ser impostas a quem cometer fraturas na sociedade, dizendo que “se a confiança for quebrada, as restrições [ao cidadão] serão impostas a vários níveis”, estando os infratores sujeitos a inspeções e atos de supervisão aleatórias.

O intuito do Governo é simples: ter um único sítio que contenha toda e mais alguma informação tanto das empresas como das pessoas do país. Não há, para já, mais informações de como é que este sistema virá ou não a ser composto. Contudo, a ideia é premiar os bons comportamentos e penalizar os maus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório